O Brasil será o sexto destino preferido de investimentos das empresas multinacionais nos próximos cinco anos, superando tradicionais economias como a da Alemanha, Itália, Japão e França. A informação é da consultoria KPMG, que destaca que o “balanço de poder econômico” no mercado internacional vai mudar com o crescimento dos emergentes.

Segundo a empresa, entre os seis primeiros destinos de investimentos no mundo até 2013, quatro serão abocanhados pelos emergentes. A China irá superar os Estados Unidos na liderança. Atualmente, o Brasil aparece em oitavo lugar, posição que deve manter no ano que vem. Até 2013, entretanto, o país vai superar mercados europeus, como a França e a Alemanha.

A pesquisa envolveu cerca de 30 países e mais de 300 questionários foram distribuídos, de acordo com a KPMG. A empresa afirma ainda que dez entrevistas com administradores de fundos foram feitas para determinar as posições do ranking.

Leia mais no site G1

Essa boa notícia interessa principalmente ao sistema portuário brasileiro.

Se as matérias divulgadas na imprensa sobre o Decreto da Secretaria Especial de Portos estiverem corretas, o atual marco regulatório dos portos será mantido e reforçado.

Com isso, teremos a estabilidade necessária para que os atuais e futuros operadores privados que operam os portos públicos possa realizar cada vez maiores ofertas públicas de ações na Bovespa, atraindo esses investidores que estão de olho nas oportunidades de investimentos produtivos no Brasil.

Como todos sabemos, a imprensa brasileira não consegue dar uma boa notícia sem um “mas” ou um “apesar”. Nessa matéria o G1 faz questão de enfatizar que “apesar do sexto lugar, o Brasil ainda será o lanterna entre os países do BRIC, ficando atrás da China, India e Rússia”.

O que a imprensa não diz é que esses países são mais atraentes devido ao descaso com as questões ambientais, devido à precarização das relações trabalhistas, entre outros itens, que são inaceitáveis por nós, mas bastante aceitáveis por eles.

Mais importante, na minha opinião, do que estar na lanterna dos BRICs será estar à frente da França e da Alemanha, até 2013, que são os países nos quais o Brasil deve se mirar.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Uma resposta para “Brasil será o 6º destino de multinacionais nos próximos 5 anos, diz KPMG”.

  1. Avatar de Serginho

    Gostei muito do blog e de estar recebendo notícias dele.Parábens!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo