O número assustador de pessoas que morrem por ano no Brasil vítimas de acidentes de carro continua a ter ligação direta com a imprudência dos motoristas, mas este não é o único motivo. Para o piloto de testes Cesar Urnhani, que trabalha há quase 20 anos com pesquisa e desenvolvimento de itens de segurança na indústria automobilística, a ausência de tecnologia na maioria dos modelos lançados no Brasil é responsável por boa parte das mortes registradas por ano nas ruas e estradas.

O piloto diz não ter dúvidas de que se os carros viessem pelo menos com air bag e freios ABS (Anti-lock Brake System) haveria uma redução de pelo menos 40% nos acidentes. Atualmente 34 mil pessoas morrem por ano no País, no local do acidente. Outras 90 mil são encaminhadas em estado grave no hospital e morrem até duas semanas depois.

”O pior é que a maioria das vítimas são jovens, com idades entre 18 e 26 anos. Mas não adianta só falar que carro é perigoso. Precisamos brigar para que os itens de segurança básicos (além do air-bag e dos freios, ele cita as barras de proteção nas portas) se tornem obrigatórios”, defende Urnhani.

Leia mais no site da Perkons

Não há dúvida que é necessário avançar nos itens de segurança dos veículos, visando a redução da gravidade do acidente.

Entretanto, o usuário prefere pagar mais dois mil reais por itens como som e não quer pagar esse valor por itens de segurança. Especialmente na compra de caminhões.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Uma resposta para “Para piloto, falta segurança aos carros brasileiros”.

  1. Avatar de Renato

    Concordo plenamente.Os Brasileiros infelizmente tem dó de desembomçar dinheiro para que seu veículo tenha AIR BAG e ABS.Eu não compro carro sem AIR BAG,pois ja me salvol uma vez!

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo