O Expresso Aeroporto, via férrea que ligará o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, deve sair do papel no início do ano que vem, quando será lançada a parceria público-privada (PPP) de R$ 1,75 bilhão para a linha, com início das operações previsto para 2010.
O governo define agora detalhes como tarifa-referência para a PPP, o local da estação terminal e o traçado definitivo.
O preço estimado para a passagem é de R$ 25,00.
O percurso de 27 quilômetros será feito em 15 minutos pelo trem, que chegará a uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora.
Em abril, dois consórcios – um de empresas brasileiras e outro de espanholas – ofereceram projetos à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na primeira concorrência da linha – restrita a idéias. Agora, a secretaria monta um projeto definitivo, unindo as propostas até o fim do ano.
Um dos entraves era a reivindicação de Guarulhos para que houvesse estações na cidade antes do destino final da linha. O coordenador de Planejamento e Gestão da secretaria, Renato Viegas, diz que a solução foi criar dois trens, que irão operar sobre a mesma estrutura férrea, porém de formas distintas. O primeiro (Expresso Guarulhos) sairá da Estação Brás, no centro da capital, com parada na região da Estação Engenheiro Goulart, na zona leste, e destino final no Parque Cecap (Zezinho Magalhães), próximo de Cumbica.
O Expresso Aeroporto seguirá direto para Cumbica e será mais confortável, com ar condicionado.

Clique aqui para saber mais

A entrada em operação do trem São Paulo- Guarulhos irá resolver um dos maiores problemas logísticos da população, não só usuária do transporte aéreo, como dos moradores das regiões da Grande São Paulo, que não tem acesso ao metrô e que trabalha na capital paulista.
Além disso, irá contribuir para a redução dos automóveis que trafegam na região.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Uma resposta para “Expresso Aeroporto sai em 2010”.

  1. Avatar de Sergio Telles

    Acho que a prefeitura de Guarulhos deveria firmar parceria para a construção de um terminal de integração nessa nova estação no Parque CECAP, ou ainda tentar participar da PPP para que exista um ramal que adentre a cidade de Guarulhos, com mais estações na cidade.O expresso aeroporto é uma grande solução e Guarulhos é a única região da metrópole paulista sem ligação por trilhos com a capital, o que melhorará muito essa ligação. Aqui no Rio seria interessante a existência de um sistema por trilhos até o Aeroporto Internacional e também para a Ilha do Governador, bairro com sério problema de transportes.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo