O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse que será o coordenador do que chamou de fórum de desenvolvimento e de implantação de infra-estrutura do entorno do Complexo Petroquímico de Itaboraí. O fórum coordenará os projetos de investimentos em habitação, transportes, saneamento básico, meio ambiente, capacitação profissional e educação, entre outros, em toda a região.
“Essa reunião foi solicitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem uma enorme preocupação com a região. Não queremos que um grande investimento se torne um grande problema para os municípios, como já ocorreu no passado em outros projetos pelo país afora. O maior problema da região é de infra-estrutura e queremos que a população se beneficie com o grande empreendimento”.
Os prefeitos reunidos no Consórcio dos Municípios da Região Leste (Comleste) disseram que já estudam as necessidades locais e desenvolvem os planos diretores de cada município. A idéia agora é elaborar um Plano Diretor de toda a região, envolvendo a questão do saneamento básico (implantação de rede de esgotos e água tratada), saúde, educação e capacitação profissional, visando o possível aumento populacional das cidades.
Um dos pontos acertados na reunião foi a imediata elaboração de um projeto básico para a instalação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – entre Niterói e Itaboraí, aproveitando a malha ferroviária existente. O diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, afirmou que o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) deve estar concluído até julho, com perspectiva de começar a terraplanagem do local até o final do ano.
No primeiro trimestre de 2008 começam as obras civis e em 2009, a construção da montagem industrial da refinaria. Conforme o cronograma da empresa, a primeira unidade deve estar concluída entre 2011 e 2012, já podendo produzir propeno e eteno. A partir de 2012 começa a construção das unidades de segunda geração.
Fonte: Agência Brasil

Com o Plano Diretor desenvolvido pelos municípios, a construção do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho que ligará Niterói a Itaboraí, a expectativa é de que, em se tratando de estrutura que dê suporte à construção Complexo Petroquímico, a região terá condições para ser um dos maiores pólos de desenvolvimento econômico-social do País.
É uma ótima oportunidade para criar o primeiro consórcio público (União – Estado – Municípios) no Estado do Rio de Janeiro.
A lei e a regulamentação concluída em janeiro deste ano precisa começar a ser posta em prática.
O projeto “Veículo Leve sobre Trilhos” aproveita a via férrea existente, se encaixa no projeto do Ministério dos Transportes “Trens Regionais de Passageiros”, que tem financiamento do BNDES e resolve parcialmente o problema. Mas já é um passo importante, até que a solução definitiva (metrô) seja implementada.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

2 respostas para “Governador coordenará debates para desenvolvimento do entorno do Complexo Petroquímico de Itaboraí”.

  1. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Parabens pelo Blog, acho que algumas infomações podem trazer bastantes discursões.Abraço

    Curtir

  2. Avatar de Alexandre Porto
    Alexandre Porto

    Sou de Niterói e tenho duas perguntas:O VLT tem 2 trilhos como o metrô ou apenas 1?O VLT enterra o projeto do metrô ou apenas adia?

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo