A crise econômica está com sabor de passado no porto de Santos. O novo recorde de movimentação de mercadorias para um período de dez meses – 69,6 milhões de toneladas – com crescimento de 2,1% sobre igual período do ano passado, é o atestado do desempenho positivo do terminal santista.


Para isso, as exportações vêm tendo um comportamento amplamente majoritário entre as cargas operadas, ao responderem por 73% do movimento, ainda que as importações venham crescendo, mês a mês, neste ano.

No período, os embarques totalizaram 50,3 milhões de toneladas, alta de 14,2% sobre 2008. Já as importações caíram 20,4%, somando 18,7 milhões de toneladas, comparativamente aos dez primeiros meses do ano passado.



Desde o dia 3 de abril de 2009, vimos publicanco posts que mostram o crescimento da economia brasileira, quando toda a imprensa dizia que estávamos em crise, sem muitas perspectivas para este ano. (clique aqui para ler os posts a respeito)

Já em relação aos indicadores econômicos e sociais do país, desde dezembro de 2008 vimos mostrando números que apontavam para um quadro de recuperação da economia e do baixo impacto da crise mundial em nosso país.

Os portos vêm apresentando um desempenho surpreendente, para muitos, durante todo o ano de 2009, com recordes sucessivos. (Clique aqui)

Como se vê, só quem acreditou no discurso catastrófico de que estávamos mergulhados numa crise profunda poderá se surpreender com os números que mostram a pujança da economia brasileira e como os nossos portos estão estruturados para atender demandas logísticas crescentes.

Não se trata de ufanismo ou otimismo barato. Trata-se de fatos concretos.

***

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in , , ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo