
Tenho tratado desse assunto, de modo difuso, nos diversos comentários e artigos que produzi, nestes dois anos e meio de vida do Blog Logística e Transportes.
Com a proximidade da Convenção do Clima, em dezembro, em Copenhague, pretendo produzir comentários e artigos com reflexões melhor sistematizadas – e em maior quantidade – tentando aprender mais sobre o tema e mostrar o enorme potencial que tem o setor Transportes na consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentado, com foco no potencial de significativas reduções na emissão de CO2.
Hoje, no Valor Econômico (somente para assinantes), há um artigo do Professor e ex-Ministro Delfim Netto que elabora uma reflexão mais geral sobre o tema.
Ele vai mais longe do que os que se propõem a escrever sobre o assunto ao questionar as premissas que fundamentam a idéia do que contribui para o efeito estufa, mostrando que ainda há um grau razoável de incerteza e desconhecimento das verdadeiras causas das Mudanças Climáticas.
O Deputado Delfim Netto alerta para o fato de que a “nossa sociedade é constantemente bombardeada com informações contrabandeadas do exterior, geralmente inspiradas em nossos concorrentes comerciais, no afã de convencer os brasileiros que somos responsáveis pela destruição da floresta amazônica ou da vegetação do Pantanal mato-grossense. Basta pensar um pouco para localizar os interesses contrariados com a expansão da produção agropecuária brasileira.“
Convidamos a todos(as) a viajar conosco nessa temática, com críticas e sugestões, seja diretamente no Blog, seja através do Grupo que criei no Yahoo, que conta com 270 participantes.
Clique aqui para acessar e participar do Grupo “bloglogisticaetransportes”
***
Deixe um comentário