O fluxo de veículos nas rodovias concedidas aumentou 3,8% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2008. O fluxo de veículos leves aumentou 6,8%, enquanto o de pesados tombou 4,4%.
O cálculo do movimento nas estradas, que serve como indicador de nível de atividade da economia, é feito pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada.
Na comparação entre agosto e setembro deste ano, com dados ajustados sazonalmente, houve alta de 1,1% no fluxo de veículos nas estradas concedidas. Neste critério, o fluxo de veículos leves subiu 0,3% e o de pesados teve alta de 1,1%. Nos últimos doze meses até setembro, o fluxo total de veículos subiu 1,5% quando comparado aos 12 meses anteriores.
Nessa mesma base de comparação, o fluxo de leves cresceu 3,2% e o de pesados recuou 3,6%. Segundo a ABCR e a Tendências, o fluxo de veículos pesados tem alta correlação com a produção industrial e agrícola. Já o fluxo de veículos leves tem relação com o fator renda.
Fonte: Valor Online
Mais um indicador de retomada do crescimento da economia brasileira, em que pese o número de caminhões não acompanhar o dos carros leves.
Sabemos que a produção industrial ainda não retomou o patamar do ano passado, o que explica parte dessa diferença.
***
Deixe um comentário