As medidas adotadas pelo Brasil contra a crise financeira internacional, iniciada em setembro de 2008, estão sendo bem sucedidas e colocaram o país na frente dos demais parceiros da América Latina na retomada da economia, tendo um crescimento acima da média mundial.
Esse desempenho constará do próximo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a ser divulgado entre amanhã (29) e quarta-feira (30), segundo antecipou o diretor adjunto desse organismo, Murilo Portugal.
Na previsão dele, o Brasil está em condições mais favoráveis do que o resto do mundo para reagir aos efeitos da crise. “Acho que o Brasil no ano que vem vai crescer mais rápido e mais forte do que a economia mundial”.
Leia a matéria completa no site do Uol Economia
O que significa que as infra-estruturas de transportes serão fortemente demandadas e aí teremos um grau maior de certeza de que elas se encontram no patamar adequado para um crescimento acelerado, superior a 4,5%, em 2010.
É importante que as obras de dragagem, nos principais portos do país, se acelerem pois, a partir do próximo ano, teremos navios maiores direcionados ao Brasil e Argentina.
Não cansamos de informar que, em relação a contêineres, o aumento da eficiência dos portos públicos existentes é função de: maior calado, mais retro-área, maiores berços e mais equipamentos de movimentação dos contêineres (dos pátios para os navios e vice-versa).
Além da óbvia garantia – de responsabilidade da SEP e da Antaq – de que os terminais públicos existentes terão escala suficiente para reduzir os custos logísticos dos seus usuários.
***
Deixe um comentário