O Porto de Santos fechou o primeiro semestre do ano com 38,4 milhões de toneladas (t) movimentadas, 3% acima do verificado no mesmo período de 2008. Foi a segunda melhor marca da história para o período, perdendo apenas para 2007, quando as estatísticas acusaram 38,8 milhões t.


Considerando a movimentação do 1º semestre a indicação é de que o Porto de Santos possa superar as previsões de movimentação, fechando o ano com 81,4 milhões t.


No acumulado, as exportações totalizaram 28,6 milhões t, 18,6% acima do primeiro semestre de 2008. Destaque para cargas e produtos agrícolas (açúcar, café em grãos, milho, óleos de origem vegetal, pellets cítricos, soja em grãos) e granéis líquidos derivados de petróleo (óleo diesel, gasóleo, gasolina e óleo combustível). Já as importações acusam queda de 25,5%, apesar do incremento verificado nas descargas de GLP, sal e trigo.


Com o aumento na movimentação de carga foi registrado novo recorde histórico na quantidade de navios atracados no primeiro semestre. Santos recebeu 2.865 embarcações, 1,3% acima da quantidade registrada no mesmo período do ano passado (2.828 navios).


Leia mais no site da CODESP


Duas perguntas que não querem calar:


1. Onde está a crise brasileira, tão propalada pela imprensa?


2. Se os portos públicos são tão ineficientes, como dizem muitos opositores ao Governo Lula, como se explicam esses recordes sucessivos?


***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo