A movimentação de cargas do Porto de Santos cresceu 6,5% no primeiro trimestre de 2009, de acordo com informações do sistema AliceWeb, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Esse aumento foi determinado pelo crescimento do volume das cargas de exportação que atingiu 28,2%, com destaque para os embarques de açúcar e de soja em grãos, que atingiram um crescimento superior a 62% e 136%, respectivamente.
Já as cargas de importação apresentaram queda de 27,4%, determinada, principalmente, pela redução nas descargas de adubo (82,1%), hulha betuminosa (21,1%) e trigo (31,2%).
Em termos de valores, os resultados apontam um aumento da participação do Porto de Santos na movimentação da Balança Comercial, que subiu de 25,4% (2008) para 27,7% (2009). Isso ocorreu porque o valor das cargas de exportação movimentadas pelo Porto de Santos apresentou uma redução inferior (17,8%) à verificada no total do país (19,4%).
Leia mais no site do Porto de Santos
O que a imprensa não faz é analisar a curva de evolução da economia, considerando o período de crise.
Há uma tendência de comparar números durante a crise com números pré-crise.
Para que serve essa comparação? Para criar um clima pessimista e jogar para baixo a economia?
Porque é assim que funciona: pessoas e dirigentes pessimistas consomem e investem menos e, com isso, criam um círculo vicioso que leva à retração da economia.
Os números crescentes do Porto de Santos mostram que há uma evolução positiva no período da crise.
***

Deixe um comentário