Este é o título de um longo artigo, de minha autoriapublicado na Revista Custo Brasil.

Publicarei alguns posts com textos parciais, remetendo ao link da Revista para a leitura completa.
Este é a continuação do post (1).

Quanto ao futuro, em relação à crise financeira internacional, com epicentro nos EUA, pode-se dizer que tudo o que os principais atores sociais têm declarado trata-se apenas de especulações, já que o futuro próximo (2009) ainda é uma incógnita. Em relação ao mercado externo, estima-se uma redução de 20%, em relação a 2008. As projeções para o PIB deste ano, apresentam números para todos os gostos. Desde 0% até a mais recente previsão do governo federal, ao fazer o ajuste orçamentário em meados de março, que é de 2%, mesmo valor previsto pelo IPEA, em 25 de março de 2009.

É muito cedo para prever os impactos da crise financeira internacional e das inúmeras medidas que vêm sendo tomadas pelos governos de todos os países, para saber como a economia brasileira se movimentará nos próximos meses. O Brasil foi um dos países menos afetados (redução do PIB 2008, em apenas 10% em relação à 2007) e tem uma economia centrada no mercado interno. Logo a dependência do comércio exterior é menor e, nesse caso, irá depender mais das medidas a serem tomadas pelos governos dos países compradores do que pelo próprio governo brasileiro.

Os principais desafios globais, na área de logística de cargas, são: alteração da matriz de transporte, hoje com predomínio do modal rodoviário, aumentando a participação do aquaviário e do ferroviário; aumento da integração multimodal, otimizando as vantagens de cada modal. Em 2006, o Ministério dos Transportes elaborou o PNLT – Plano Nacional de Logística e Transportes, que tive a honra de coordenar como Secretário de Política Nacional de Transportes, e que indicou as intervenções e medidas institucionais a serem levadas a cabo, no período 2007-2023, sendo o principal subsídio para a elaboração do PAC de logística. O PNLT pode ser acessado clicando aqui



***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo