
A pontualidade na aviação regular no Brasil continua melhorando e em março atingiu o melhor resultado já registrado pela Infraero, que acompanha os atrasos dos 67 aeroportos que administra desde maio de 2007.
Apenas 7,1% dos voos decolaram com mais de 30 minutos além do horário previsto.
A comparação dos atrasos de março deste ano com o mesmo mês do ano passado é ainda mais expressiva: em 2008, as partidas com mais de 30 minutos de atraso chegaram a 20,2% das operações.
Leia mais no site da ANAC
Em Janeiro de 2009, foi batido o recorde histórico de passageiros transportados, nos aeroportos da Infraero.
Cabe, então, a pergunta que cansei de fazer em 2007: cadê o caos aéreo estrutural tão fortemente divulgado pela imprensa e que derrubou diretores(as) da Infraero e da ANAC?
Como ficou claro, pelos números levantados nos últimos dois anos, não havia problemas estruturais sérios.
O que houve foi um movimento político dos controladores de vôo, visando desviar a atenção da sociedade brasileira da responsabilidade que dois ou três tiveram pelo acidente da Gol, em setembro de 2006.
Entretanto, embora a imprensa tenha veiculado a tese do caos e do apagão aéreo estrutural – culpando e desgastando o governo federal por baixos investimentos na infra-estrutura e equipamentos obsoletos, entre outros -, não vimos nenhuma auto-crítica, quando da volta à normalidade.
***
Deixe um comentário