A movimentação de cargas do Porto de Santos cresceu 6,5% no primeiro trimestre de 2009, segundo o sistema AliceWeb, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Esse aumento foi determinado pelo crescimento do volume das cargas de exportação, que atingiu 28,2%, com destaque para os embarques de açúcar e de soja em grão.
Em termos de valores, os resultados apontam um aumento da participação do Porto de Santos na movimentação da Balança Comercial, que subiu de 25,4% (2008) para 27,7% (2009).
Isso ocorreu porque o valor das cargas de exportação movimentadas pelo Porto de Santos apresentou uma redução inferior (17,8%) à verificada no total do País (19,4%).
O bom desempenho verificado no primeiro trimestre deste ano ocorreu por conta do crescimento na movimentação de cargas no mês de março, que atingiu 28,4%, se comparado ao mesmo mês do ano passado.
O crescimento das exportações pelo Porto de Santos naquele mês superou 51%, enquanto as importações ficaram 17,7% abaixo.
Fonte: DCI
Essa taxa de crescimento deve ter pego muita gente de surpresa, inclusive um otimista como eu.
Houve uma queda nos valores monetários – inferior à média do país – mas o que interessa mesmo é o crescimento do volume, já que a redução de preços da ordem de 20% é um número aceitável em todo o mundo.
Olhando para o aumento dos volumes movimentados, precisamos refletir o que pode estar ocorrendo no mercado do comércio exterior.
a) Será que o Brasil está aumentando o seu “market share” (ou quota de mercado, como preferem os portugueses),explicação natural já que os países importadores dos nossos produtos, isoladamente, reduziram seus pedidos?
b) Ou será que o porto de Santos aumentou seu volume de movimentação de cargas tirando de outros portos brasileiros?
O Blog Logística e Transportes se compromete a pesquisar e responder à essas perguntas, porque se a resposta for a de que o país aumentou sua quota de mercado teremos muito o que comemorar, porque significa que o Brasil pode sair da crise melhor posicionado no comércio exterior do que quando esta começou.
***

Deixe um comentário