Nesta sexta-feira, 20/2/2009, milhões de pessoas se deslocarão de automóvel, pela malha rodoviária nacional, para curtir o feriadão do Carnaval em cidades serranas ou de praia.
Outros milhões pretendem participar das atividades momescas. E, nesse caso, se deslocarão de automóvel pelas vias urbanas e municipais.
Alguns cuidados precisam ser tomados, especialmente neste período de hoje até a quarta-feira próxima (para alguns, até sábado ou domingo após o carnaval). Todos são óbvios, mas não custa reforçar os mais importantes:
1. Se beber, não dirija.
Se for curtir as atividades do carnaval, use táxi, ônibus, metrô, trem, mas não dirija bicicleta, motocicleta e automóvel.
Álcool, somente nos motores adaptados para isso.
2. Use sempre o cinto de segurança.
Quase todos os motoristas já sabem disso.
Quem falta saber? Os passageiros que viajam ao lado do motorista e, principalmente, os passageiros do banco de trás.
Há uma grande incidência de mortes e lesões graves em passageiros do banco de trás, exatamente porque estes raramente utilizam cinto de segurança. Os meios de comunicação deveriam reforçar campanha neste sentido, mostrando, inclusive números e depoimentos.
Exija do motorista de táxi que viabilize a utilização do cinto que, geralmente nos táxis, permanecem “enterrados” entre o assento e o encosto.
Pode atrasar um pouquinho o início da viagem mas em caso de acidente salvará a sua vida.
3. Na estrada, seja prudente e dirija defensivamente
De que adianta ser apressadinho, provocar colisão e, por causa disso, demorar muito mais a chegar ou, até mesmo, não chegar?
Todo mundo acha que dirige muito bem e que, portanto, pode costurar no trânsito, ultrapassar em locais com faixa central contínua.
Pode ser que você dirija muito bem, tenha muita experiência e milhões de quilômetros de estrada. Lembre-se que pode ser que muitos começaram a dirigir recentemente e/ou não enxergam direito e/ou desconhecem as regras de trânsito e/ou precisam se afirmar dirigindo agressiva e imprudentemente.
Dirigir prudente e defensivamente significa ser eficiente (fazer as coisas certas) e esperar sempre a possibilidade de erros dos outros.
Embora quase todos pensem que dirigir é fácil, não é.
Clique aqui para ver, no Youtube, quatro vídeos que ilustram, com muito realismo, os riscos da não utilização dos cintos de segurança nos bancos da frente e de trás.
A quarta peça, em especial, é muito didática.
Depois de vê-la, tenho certeza de que ninguém mais deixará de utilizar o cinto no banco de trás.
***

Deixe um comentário