Com a redução do IPI e a retomada da oferta de crédito, o mercado está voltando ao patamar do ano passado. Nos primeiros 45 dias deste ano, foram vendidos 301,5 mil automóveis e comerciais leves no país, apenas 500 a menos do que no mesmo período de 2008.

“Esse resultado mostra que 2009 deve ser um ano bom, mas o segundo trimestre será crítico para a indústria automobilística. Quem está comprando agora está antecipando a compra”, afirmou Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil, na apresentação do Vectra Next Edition, ontem. Ardila diz acreditar que a redução do IPI, prevista para terminar em 31 de março, não deverá ser prorrogada. “As montadoras e a Anfavea [associação dos fabricantes de veículos] estão pressionando o governo, mas ele não deve ceder.”

Leia mais no site da NTC

Como se observa, as medidas do governo federal não só impediram os efeitos da crise internacional no mercado de veículos novos, como fizeram com que a demanda voltasse ao mesmo patamar de 2008, antes da crise.

Quanto à afirmação do presidente da General Motors do Brasil, de que o segundo trimestre será crítico, ainda carece de fundamentação. 

Na verdade, o que a indústria quer é que seja prorrogada a redução do IPI e a redução da taxa Selic.

Ainda tem muita água para rolar em baixo da ponte…

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo