Convênio assinado hoje (29) entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo do estado e a prefeitura do Rio de Janeiro vai garantir o financiamento do projeto de estruturação de um Corredor Expresso Rodoviário na Avenida Brasil, principal via de acesso ao centro do Rio para quem sai das zonas norte e oeste da cidade e da Baixada Fluminense.

O estudo será elaborado pelo consórcio franco-brasileiro Systra-Setepla, vencedor da licitação, e custará R$ 2.512 milhões, sendo que 80% dos recursos serão financiados pelo BID, a fundo perdido, e o restante será custeado pelo governo estadual.

O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, explicou que o projeto vai se basear em Sistemas de Ônibus Rápido (BRT – sigla em inglês) já utilizados em cidades como Curitiba e Bogotá, que funcionam como uma espécie de metrô sobre rodas, com faixas exclusivas para ônibus. Segundo ele, o corredor terá 14 quilômetros de extensão e pretende desafogar o caótico trânsito da Avenida Brasil, por onde passam diariamente cerca de 800 mil passageiros e 250 mil veículos.

“O importante é que essa faixa seja totalmente segregada para evitar o que ocorre hoje: há uma faixa seletiva, que é invadida freqüentemente, acarretando colisões e interrupções do fluxo. Queremos garantir que esse corredor seja realmente de deslocamento rápido e seguro”.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, além de reestruturar de forma eficiente a logística dos transportes coletivos e sua integração, por meio do bilhete único, o BRT irá contribuir para a diminuição da poluição, da quantidade de veículos e, portanto, da emissão de gás carbônico na atmosfera.

Leia mais na Agência Brasil

Importante estudo que precisará ser colocado em prática o mais rápido possível.

Além de maior eficiência do metrô e dos trens da Supervia, a reorganização do transporte coletivo por ônibus é de vital importância, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo.

Em Belo Horizonte este sistema já se encontra razoavelmente organizado, com resultados visíveis para a população.

***

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in , ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo