O anúncio foi feito, ontem, pelo ministro Pedro Brito, que recebeu homenagem de várias entidades que operam no Porto do Recife, durante evento na Associação Comercial de Pernambuco (ACP), pela inclusão do porto da capital pernambucana no Plano Nacional de Dragagem (PND).
“Na próxima sexta-feira vamos assinar, em Brasília, o contrato com a empresa responsável pela execução da obra no Porto do Recife (Serviços de Operações Marítimas – Somar). Para realizar a retirada dos sedimentos, a empresa vai trazer uma draga que está operando atualmente no Chile”, diz Pedro Brito.O ministro também acredita que em função do tamanho da draga, a obra pode ser concluída antes do prazo contratual de quatro meses. “Isso sem falar que no período de um mês, os exportadores de açúcar já poderão operar com mais agilidade, porque a área do terminal açucareiro já estará com uma profundidade de 9,5 metros”, adianta.
epois da dragagem, o Porto do Recife vai atingir uma profundidade de 11,5 metros, permitindo a atracação de navios de até 50 mil toneladas de porte bruto, quando o máximo que o porto recebia era embarcações de 25 mil toneladas.Pedro Brito diz que a previsão é concluir a dragagem do Porto de Suape até meados de 2010. Ele destaca que depois de dragado, o Complexo será o primeiro no ranking nacional de profundidade, com 20 metros.
Leia mais na NTC
Aos poucos, as obras de dragagem, nos portos públicos, vão sendo realizadas, viabilizando o aumento significativo da capacidade dos mesmos, paralelamente à ampliação da extensão dos berços.

Deixe um comentário