“A minha vinda aqui ao estado do Tocantins, para inaugurar mais este trecho da Ferrovia Norte-Sul, é a resposta que estamos dando à crise internacional”.
Assim discursou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante inauguração do trecho de 94 km da Ferrovia Norte-Sul, em Colinas do Tocantins, a 280 quilômetros de Palmas, na tarde desta terça-feira, 9.
Com mais este trecho, que obteve recursos de R$ 300 milhões, do governo federal, a Ferrovia Norte-Sul já conta com 208 km concluídos somente no Tocantins e 452 km ao todo, entre as cidades de Açailândia (MA) e Colinas do Tocantins.
A inauguração foi marcada pela saída do primeiro carregamento, com 900 toneladas de soja do Tocantins, sobre os trilhos da ferrovia em direção ao Porto de Itaqui.
Leia mais no site do O Jornal
O mais novo modal de transporte tocantinense já conta com quatro locomotivas, quatro vagões de passageiros e 11 de carga. As plataformas são as mais modernas do mundo e as locomotivas, além de computadorizadas, têm comunicação via satélite.
Dos 13 pátios multimodais, seis estão no estado. O Maranhão conta com dois e Goiás cinco.
Nos 1.734 quilômetros que ligam Açailândia a Anápolis, só no Tocantins estão 880 quilômetros de ferrovia. O transporte oferecido é o mais moderno do país, uma vez que a ferrovia está sendo construída em bitola larga, o que permite uma velocidade média de 80 km/h, enquanto que a maioria da malha ferroviária brasileira é de 30km/h.
As seis plataformas multimodais da ferrovia do Tocantins serão locais de entrada e saída de produtos e mercadorias para embarque e desembarque. Soja, fertilizantes, calcário e combustíveis serão os primeiros produtos que sairão do Estado direto para o Porto de Itaqui.
O Governo de Tocantins estimulará a que, ao lado dos pátios, serjam construídos distritos industriais para incentivar a instalação de empresas.
No trecho de 1 .734 quilômetros, que liga Açailândia a Anápolis, foi investido cerca de R$ 1,48 bilhão e a previsão é que em março de 2009 a produção da região passe a ser transportada pelos trilhos da ferrovia Norte-Sul e até dezembro a estrada de ferro esteja operando em Palmas.
***


Deixe um comentário