O presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch, destoou do pessimismo em relação ao cenário econômico em 2009 demonstrado ontem pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.
Sobre 2008, Steinbruch disse que o ano será encerrado como o melhor para o Brasil em termos políticos, econômicos e sociais, a despeito dos impactos da crise do sistema financeiro internacional no último trimestre.
“A crise não é um problema para o brasileiro. Estamos acostumados a crises e sabemos nos virar bem. Talvez não consigamos manter o ritmo de crescimento de 2008 em 2009”, disse ele, durante almoço-debate sobre conjuntura econômica, na sede da Fiesp.
Steinbruch disse que o varejo ainda está vendendo bem itens como geladeiras, fogões e televisores e, se continuar nesse ritmo, a reposição desses produtos em janeiro será boa.
No dia em que a Fiesp anunciou a suspensão de previsões de crescimento do País, da atividade industrial, do emprego industrial e do saldo da balança comercial, em razão da imprevisibilidade do cenário econômico, Paulo Skaf afirmou que a entidade espera crescimento zero do PIB brasileiro no último trimestre de 2008 e resultado negativo no primeiro trimestre do próximo ano.
“A previsão para o quarto trimestre é de crescimento zero e não vemos razões para que isso seja diferente no primeiro trimestre de 2009. Há risco de recessão? Há, mas ela pode não ocorrer e não vamos contribuir divulgando essa possibilidade. A Fiesp se preocupa muito com a credibilidade do que fala”, sustentou.
Fonte: Jornal do Commercio de hoje (9/12/2008)
O setor empresarial está dividido, como mostra a matéria.
A imprensa, por outro lado, pelo seu próprio caráter sensacionalista e eventualmente por outros interesses, contribui para a construção de um clima de insegurança, só destacando as notícias ruins.
Exemplo de hoje:
Site G1 (organizações Globo)
Se não houvesse a intenção de criar um clima de insegurança, a manchete seria “PIB cresce 6,8% no terceiro trimestre”. Esse é o fato objetivo. A parte inicial é advinhação, especulação, juízo de valor sobre o fato, que não teria problema em constar no conteúdo da matéria
Por outro lado, nem na página principal do portal, nem na da Seção Economia aparece a notícia sobre a Bolsa de Valores de ontem, cuja manchete seria “Índice Bovespa aumenta 8,1%”.
Ganha um doce quem descobrir onde encontrar essa notícia positiva tanto no portal G1, como no portal Uol. Até as 11h de hoje (9/12/08) esse assunto somente foi encontrado diluído no meio de outras notícias.
Voltando ao assunto do post, além do Presidente da CSN, o mega-empresário Eike Batista, da EBX, MMX e LLX, entre outras, também está otimista em relação a esse processo de transição. Mas, para encontrar a opinião dele, você terá que ir à página 26 do caderno de economia do Globo, na coluna Negócios e Cia., nota intitulada “Fragmentos de otimismo”.
No que nos interessa, são dois dos principais operadores logísticos do país sinalizando para um quadro favorável aos negócios.
Na contramão do que diz a grande imprensa…
***

Deixe um comentário