
O DNIT já iniciou trabalhos emergenciais para recuperação de rodovias federais danificadas pelo excesso de chuvas nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Este é o caso da BR-470 que está com 4 pontos totalmente interditados, no município de Gaspar. Segundo o Diretor Geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, do total de recursos destinados ao órgão pela medida provisória, R$ 120 milhões serão empregados em Santa Catarina.
Leia mais no site do DNIT
O fenômeno que ocorreu em Santa Catarina, provavelmente, já é uma das consequências do aquecimento global.
O pior disso tudo é que a maioria das pessoas – e, especialmente, dos dirigentes – não acredita que haja essa conexão e muito pouco ou quase nada está sendo feito para minimizar esse problema.
Estou convencido de que veremos, daqui para frente, muitas coisas estranhas – e nunca vistas – em relação aos fenômenos climáticos, como chuvas e ventos.
As sociedades dos países desenvolvidos despertarão a tempo para tomar providências drásticas a esse respeito, individual e coletivamente?
Ou, além de caminharmos para o abismo, ficaremos pagando contas altíssimas como essa de recuperação de estradas e de cidades atingidas por aqueles fenômenos, como se isso fosse uma coisa normal?
***
Deixe um comentário