
A locomotiva a vapor “Zezé Leone” (à esquerda), uma Pacific fabricada em 1922 pela Alco americana, será apresentada ao público recuperada e em estado de marcha na estação de Santos Dumont (MG) no dia 8 de dezembro próximo, às 16 horas.
A locomotiva foi desativada em 1968 e iria para a sucata com o resto da frota do IV Depósito, mas houve resistência dos funcionários e ela foi salva.
Ficou por quase 40 anos parada na pequena cidade mineira, ao pé da Serra da Mantiqueira, caminho de Belo Horizonte, na Linha do Centro, onde fazia o percurso Santos Dumont-Lafaiete tracionando o expresso Rio-Belo Horizonte.
Em abril deste ano começou a ser recuperada pela Notícia & Cia, com patrocínio da MRS, dentro da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Dia 8 de dezembro é o aniversário da MRS, ex SR-3 da RFFSA, ex-EF Central do Brasil, ex-EF D Pedro II.
Leia mais no site da Revista Ferroviária
Louvável a iniciativa da MRS Logística de recuperar essa locomotiva.
A locomotiva foi um presente do rei Alberto I da Bélgica que visitou o Brasil no centenário da Independência, em 1922, no mesmo ano em que a santista Zezé Leone foi eleita a primeira Miss Brasil. (Os dois na imagem no alto à direita)
Zezé foi provavelmente a Miss Brasil de todas as mais homenageada: trabalhou no filme “A Mais Bela”, ganhou letra de marchinha, busto de mármore, nome de rua e uma receita de doce até hoje famosa.
O concurso foi parte das comemorações do Centenário, há registro de que Zezé Leone foi apresentada ao rei durante sua visita.
O trabalho de recuperação serviu para reativar o IV Depósito de Locomotivas da RFFSA, originalmente EF Central do Brasil, e envolveu alunos da escola técnica da cidade, aposentados da Rede e técnicos de Tubarão (SC).
***
Deixe um comentário