O governo vai lançar o edital de licitação do trem-bala (trem de Alta Velocidade), que ligará Rio-São Paulo-Campinas, em maio de 2009, para realizar o leilão possivelmente em agosto.
A informação foi anunciada ontem pelo presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que participou do I Simpósio de Infra-estrutura e Logística no Brasil, no Senado.
Há, porém, uma dúvida sobre a data em que o complexo ferroviário entrará em operação.
Figueiredo considera possível as três cidades estarem interligadas para a Copa de 2014. Mas o diretor da ANTT Noboru Ofugi afirmou em São Paulo que será impossível concluir toda a extensão.Segundo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão necessários investimentos de cerca de US$ 11 bilhões.
Leia mais no site da Revista Ferroviária
O importante é que o projeto continua em andamento.
Dominar a tecnologia de trens de alta velocidade é estratégico para o Brasil, visando empreendimentos futuros aqui mesmo e nos demais países latino-americanos.
Se fica pronto ou não até a Copa de 2014 só saberemos com o resultado da licitação.
Isto porque a tecnologia será aberta e isso faz a diferença.
Se o consórcio vencedor propuser a utilização da tecnologia de levitação magnética, essa meta poderá ser atingida, já que esta vence os obstáculos com mais facilidade.
Assista o vídeo do trem de alta velocidade mais rápido do mundo.
***

Deixe um comentário