O Ministério da Defesa e os principais órgãos e empresas da aviação civil brasileira anunciaram nesta terça-feira a Operação Feliz 2009, com medidas para assegurar um fim de ano tranqüilo para quem viajar de avião, com índices de atrasos e cancelamentos de vôos ainda mais baixos que os do ano passado.
Entre outras medidas, as companhias aéreas se comprometeram a não praticar overbooking (venda de passagens além da capacidade da aeronave) no período de 19 de dezembro a 7 de janeiro.
Além disso, concordaram em endossar passagens de outras empresas, de forma a reduzir o transtorno para passageiros que forem vítimas de eventuais vôos cancelados ou atrasos muito longos.
Leia mais no site da Infraero
Em 2007, no período dos feriados de fim de ano (de 20 de dezembro a 7 de janeiro de 2008), os atrasos de 30 minutos chegaram a 26,76% e os cancelamentos somaram 6,8% dos vôos, de acordo com dados da Infraero.
No segundo semestre de 2008, esses índices já foram reduzidos à metade: de julho a novembro (até 24/11), somente 13,5% dos vôos sofreram atrasos de 30 minutos e os cancelamentos foram de apenas 2,7%.
A aviação comercial brasileira continua sendo uma das mais pontuais e regulares do mundo, muito à frente da dos EUA e da Europa.
Clique aqui para ler o que já publicamos sobre o caos aéreo nessas duas regiões
***

Deixe um comentário