O Ministério da Defesa e os principais órgãos e empresas da aviação civil brasileira anunciaram nesta terça-feira a Operação Feliz 2009, com medidas para assegurar um fim de ano tranqüilo para quem viajar de avião, com índices de atrasos e cancelamentos de vôos ainda mais baixos que os do ano passado.


Entre outras medidas, as companhias aéreas se comprometeram a não praticar overbooking (venda de passagens além da capacidade da aeronave) no período de 19 de dezembro a 7 de janeiro.

Além disso, concordaram em endossar passagens de outras empresas, de forma a reduzir o transtorno para passageiros que forem vítimas de eventuais vôos cancelados ou atrasos muito longos.


Em 2007, no período dos feriados de fim de ano (de 20 de dezembro a 7 de janeiro de 2008), os atrasos de 30 minutos chegaram a 26,76% e os cancelamentos somaram 6,8% dos vôos, de acordo com dados da Infraero.

No segundo semestre de 2008, esses índices já foram reduzidos à metade: de julho a novembro (até 24/11), somente 13,5% dos vôos sofreram atrasos de 30 minutos e os cancelamentos foram de apenas 2,7%.

A aviação comercial brasileira continua sendo uma das mais pontuais e regulares do mundo, muito à frente da dos EUA e da Europa.

Clique aqui para ler o que já publicamos sobre o caos aéreo nessas duas regiões

***

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo