A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) começou nesta quinta-feira, 13, a sessão pública para abertura dos envelopes das licitações para o projeto do VLT (metrô leve) na Baixada Santista.


Nos próximos dias 14 e 19, serão abertas as propostas para os corredores metropolitanos Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) e Itapevi – São Paulo (Butantã). Esses projetos fazem parte do Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que investirá R$ 19 bilhões no setor.


O SIM – Sistema Integrado Metropolitano – é um sistema articulado, de média capacidade (metrô leve) com a utilização da tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em 14 Km, e sobre pneus, com a operação de ônibus articulados e biarticulados. O transporte público contará com vias exclusivas, utilizando a malha ferroviária existente.

O objetivo é implantar um sistema de transporte coletivo moderno e de alta tecnologia, a partir da racionalização e integração dos serviços de transporte coletivo em operação na região. A fase inicial do projeto está orçada em R$ 640 milhões.

Penso que nos próximos dez anos teremos a implantação de várias linhas de VLT, de elevada importância para o transporte público nas médias e grandes cidades.

A Prefeitura de São Paulo talvez, finalmente, acorde para a necessidade de acelerar a implantação dos corredores de ônibus ou mesmo de vias exclusivas para este tipo de veículo.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo