A Petrobras vai importar 1,8 bilhão de litros de um diesel mais limpo, chamado S50, com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre, para atender as frotas metropolitanas de transporte público de várias cidades brasileiras a partir de 2009.

Como o combustível é em torno de 10% mais caro do que o comercializado no país, esta diferença será passada para o bolso do consumidor, informou o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, em coletiva de imprensa no final da tarde desta terça-feira (4) no Rio.

A medida de adoção do diesel S50, no entanto, não deverá se reverter em um amplo benefício ambiental para as cidades. Isso porque, com os motores atuais existentes no país, o diesel S50 só reduz as emissões de gases poluentes em torno de 5%, e não em 70%, como ocorreria se os motores já estivessem adaptados a este combustível.

De acordo com o cronograma acertado, o diesel estará disponível para toda a frota de veículos metropolitanos em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA) a partir de maio de 2009.

A partir de agosto, o diesel S-50 estará disponível para as frotas cativas de ônibus urbanos de Curitiba (PR). Em janeiro de 2010, o combustível será disponibilizado para as frotas cativas de ônibus urbanos de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) e da Região Metropolitana da Cidade de São Paulo.

Em janeiro de 2011, o combustível será fornecido também às frotas cativas de ônibus urbanos das outras três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo – Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos e da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais no G1

Como se vê, se a indústria automobilística não fizer a parte dela, os ganhos ambientais serão muito pequenos.

***

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in , ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo