O cronograma de execução das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste, que vai ligar os municípios de Luís Eduardo Magalhães/Figueirópolis, na região oeste, a Ilhéus, no litoral, foi definido em reunião na Governadoria. As obras começarão em junho de 2009.
No encontro entre representantes do Governo do Estado e da empresa federal Valec, responsável pela construção de ferrovias, também foi definido o lançamento, até o final deste ano, do edital de subconcessão da ferrovia na Bolsa de Valores de São Paulo, prevendo condições para exploração de trechos pela iniciativa privada.
A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste do estado, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015. Os principais produtos a serem transportados são soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.
Leia mais no site da Revista Ferroviária
Mais uma vez, como se vê, o modal ferroviário irá de vento em popa, nos próximos anos.
As concessionárias estão dispostas a manter seus planos de investimentos ou reduzir pouco e empresas como a Vale sabem que não há outra alternativa a não ser investir no aumento da capacidade e na expansão da malha ferroviária.
***

Deixe um comentário