Obras de complexo para escoamento de minério e grãos orçado em R$ 4 bilhões devem estar prontas em 2012

Na terça-feira, em visita a Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um protocolo de intenções para estabelecer procedimentos para a construção de uma das mais controversas obras de infra-estrutura previstas para os próximos anos no Brasil: o Porto Integrado Público de Ilhéus, município a 458 quilômetros ao sul da capital baiana – razão pela qual o projeto é conhecido como Porto Sul.

De acordo com o documento, o complexo ocupará área de 1.771 hectares na região conhecida como Ponta do Tulha, entre Ilhéus e Itacaré, e reunirá porto, aeroporto, rodovia, ferrovia, hidrovia, minerioduto e pólo industrial.

Servirá, sobretudo, para o escoamento de minérios e grãos produzidos no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste com destino ao exterior. Os investimentos previstos são de R$ 4 bilhões, com conclusão das obras em 2012.

Segundo a Secretaria Especial dos Portos, a idéia é que o chamado sistema intermodal seja administrado por empresas privadas, por meio de concessão pública. “Devemos ter o modelo de concessão até o fim do mês”, diz o titular da pasta, Pedro Brito.

A assinatura do protocolo reacendeu discussão que se arrasta há mais de um ano na região. “O complexo trará muito mais prejuízo que lucro à Bahia”, sentencia o presidente da ONG Floresta Viva, Rui Barbosa Rocha.

“Além de destruir uma das mais belas paisagens do litoral brasileiro, o Porto Sul vai causar impactos ambientais irreparáveis, como esgotamento dos recursos hídricos na região, poluição do ar e da água e desmatamento. Também vai prejudicar o desenvolvimento turístico da Costa do Cacau.”

De acordo com ele, o projeto inicial, de autoria do governo da Bahia, é ilegal porque prevê a ocupação de parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, que abrange sete municípios. Além disso, contraria o plano diretor de Ilhéus, que delimita a área para uso apenas de empreendimentos turísticos e residenciais de baixa densidade.

Leia mais no site do Porto de Santos


Depois do Porto Brasil, da LLX, em Peruíbe/SP, este projeto também levanta polêmica quanto aos impactos negativos que trará para a região.

A ONG Ação Ilhéus está atuando para que o projeto seja melhor discutido.

O Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – realizará, no dia 12 de novembro, o Seminário de Estudo de Impactos Ambientais, no auditório Paulo Souto, com abertura prevista para as 9 horas da manhã. 

Sob a coordenação dos professores José Adolfo de Almeida e Gil Marcelo Reuss Strenzel e dos discentes da disciplina “Estudos de Impactos Ambientais”, o evento tem como objetivo apresentar e debater os diferentes aspectos envolvendo a concepção do empreendimento Complexo Porto Sul, previsto para o município de Ilhéus, os estudos de localização, os impactos socioambientais e econômicos e o arcabouço legal, visando nortear a tomada de decisão e a participação da comunidade regional no processo.


***

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo