O cronograma para publicação dos editais de licitação para execução de obras de dragagem e aprofundamento de calado em 16 portos brasileiros começa a sair do papel.


Depois de Recife, duas semanas atrás, a Secretaria Especial de Portos (SEP) pretende anunciar até o final deste mês o edital para o porto do Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul e, na seqüência, o porto de Santos. 

Até meados de 2009 a intenção é estar com todos os editais na rua e até o final de 2010 estar com a maior parte das obras finalizadas ou próxima da conclusão, disse à Gazeta Mercantil, o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria Especial de Portos (SEP), Fabrizio Pierdomênico.

Leia mais no site da NTC

Com isso e o Decreto dos Portos, a ser assinado pelo Presidente Lula na semana que vem, será colocado um ponto final na “lenga-lenga” de que os portos públicos estão saturados, não têm como ampliar suas capacidades e, por isso, é preciso liberar geral para que novos portos sejam construídos pela iniciativa privada.

A iniciativa privada já está operando os portos públicos e só precisa de dragagem, ampliação de berços e melhores acesso rodoviários e ferroviários. O que os governos federal, estadual e municipal que administram portos estão fazendo.

Resolvidos esses aspectos, a iniciativa privada que opera os portos públicos já demonstrou que é capaz de investir o que for necessário para aumentar a eficiência, reduzir tempos e custos.

***

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in , ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo