O Porto de Santos registrou crescimento de quase 30% no valor comercial das cargas movimentadas entre janeiro e agosto deste ano em comparação a igual período de 2007. A influência maior foram as mercadorias de importação que atingiram alta de quase 50% no período, enquanto as exportações cresceram numa taxa de 17,6%.
“Esse perfil mostra Santos como um porto que, além da imprescindível participação no escoamento de commodities nos dois fluxos, evolui com significativo crescimento de cargas com maior valor agregado”, analisa o presidente da docas, José Roberto Serra, destacando a crescente e elevada parcela de carga conteinerizada, responsável pelo tráfego das mercadorias de maior valor. De fato, as operações com contêineres, responsáveis por 36,5% do total do porto neste ano, tiveram crescimento de 7,5%.
A movimentação física de cargas no Porto de Santos atingiu em agosto o total de 52,69 milhões de toneladas, apresentando ligeiro recuo de 2,7% no total deste ano, em virtude da queda de 5,3% das cargas de exportação, responsáveis por 65,37% do movimento total. As importações mantiveram a tendência de crescimento com índice de 2,5%.
Dentre as principais cargas de exportação, os destaques no total acumulado foram a soja em grãos e o álcool, com crescimento de 49,1% e 40,3%, respectivamente.
O crescimento da importação teve forte influência do aumento das descargas de adubo, a mercadoria mais importada através de Santos, que atingiu no período incremento de 14,9%.
Na corrente comercial, os US$ 59,8 bilhões movimentados por Santos, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, garantiram uma participação de 24,4% do total do país.
Leia mais no site do Porto de Vitória

Deixe um comentário