
Para dar maior eficácia à lei seca nas estradas, em vigor desde 20 de junho, o Ministério da Justiça anunciou hoje (6) a destinação de R$ 70 milhões para compra de dez mil etilômetros – os bafômetros, equipamentos que medem o teor de álcool no sangue de motoristas, por sopro.
Depois do impacto inicial da lei, o governo constatou que caiu o ritmo de desaceleração do índice de acidentes causados no trânsito por motoristas bêbados. Há sinais de acomodação num patamar elevado, na avaliação das autoridades.
Os novos bafômetros serão entregues à Polícia Rodoviária Federal e aos batalhões de trânsito dos Estados. A quantidade inexpressiva deles está limitando a atuação dos policiais e agentes de trânsito no combate à embriaguez ao volante.
Leia mais no Uol Notícias matéria da Agência Estado
A Lei Salva Vidas mostrou eficácia, enquanto a repressão funcionou adequadamente.
Depois houve um relaxamento e os números deixaram de cair como antes.
Agora é necessário retomar a repressão policial.
Além disso, continuo entendendo que as companhias seguradoras têm um papel importante nesse processo se fizerem uma campanha maciça informando que não serão obrigadas a ressarcir despesas de danos causados a veículos que estejam sob a condução de motoristas alcoolizados.
Como não canso de repetir, infelizmente, a dor que o brasileiro sente com mais intensidade é a dor no bolso.
***
Deixe um comentário