“A pior coisa que acontece quando estamos presos no trânsito é aquele nervoso, aquela tensão muscular. Mesmo que a gente não perceba, os músculos contraem sem que comandemos essa ação”, explicou Angeli, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ao G1. “Conforme o tempo vai passando e esse músculo fica contraído sem que a gente relaxe, o fluxo sanguíneo é interrompido”, conta. Isso inicia um processo inflamatório e começa a dor.
“Uma das coisas que a gente pode fazer é ensinar o músculo a relaxar”, diz a fisioterapeuta.
O primeiro passo é o mais simples. Carregue sempre no carro uma bolinha daquelas de apertar com a mão para aliviar o estresse. Ela é um santo remédio para aquelas horas em que os carros da frente não andam e você quer arrancar os cabelos. Além disso, também fortalece os músculos do antebraço e evita dores.
Com a bolinha, vem também um elástico comprido ou uma corda. Ela vai servir para apoiar as pernas na hora de exercitá-las. Quando passamos muito tempo sentados, o sangue se acumula nas pernas. Isso dificulta a circulação e é um dos fatores de risco para varizes, inchaços e tromboses. O exercício coloca o sangue para circular e evita esse tipo de problemas.
Veja aqui vídeo com demonstração de alongamentos que podem ser feitos no carro .
Fonte: site do G1.

Deixe um comentário