A lei seca, criada para reduzir acidentes de trânsito, influenciou na queda dos índices de homicídios na cidade de São Paulo. Pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina-Legal da Universidade de São Paulo (USP) revela que o número de mortes por arma de fogo caiu de 85, registradas em julho de 2007, para 60 notificações em julho deste ano – mês seguinte ao início da vigência nova lei. Os dados foram apresentados ontem em seminário sobre os desafios do álcool no trânsito.


O porcentual de dosagem alcoólica encontrado nas vítimas assassinadas também diminuiu, passando de 45% para 28%. “A literatura internacional evidencia que a alcoolemia de vítimas de homicídio é semelhante à do agressor, pois geralmente estão na mesma ocasião e circunstância”, disse o biólogo e autor do estudo Gabriel Andreuccetti. “Já é possível relacionar que um dos impactos da lei foi reduzir outros tipos de mortes violentas.”

Segundo a pesquisa, ainda na comparação dos meses de julho de 2007/2008, as mortes no trânsito caíram de 55 para 35. Entre as vítimas que estavam alcoolizadas houve queda de 45,45% para 28,57%.

Leia mais no Yahoo Notícias

O Ministério da Saúde atirou no que viu e acertou no que viu.

Esse era o principal objetivo do ministério: com uma legislação que atinge parcela significativa da população (Lei Seca) reduzir vários indicadores de violência associados ao uso de álcool.

Os estudos vão mostrando números que consolidam a idéia de que a Lei Seca, na verdade, trata-se da Lei Salva Vidas.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo