O número de multas aplicadas em caminhões por excesso de peso nas estradas de São Paulo aumentou 64% em relação ao ano passado – um valor alcançado devido ao maior rigor da fiscalização.

Para fugir das multas, os motoristas tentam driblar as balanças. Flagrantes têm sido registrados com freqüência pelas câmeras da concessionária AutoBan, que administra o sistema Anhangüera-Bandeirantes.

Desde janeiro, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou mais rígida a pesagem de veículos de carga nas rodovias de todo o Brasil. Além do peso total, é aplicada multa por sobrepeso em cada eixo.

O dianteiro não pode passar de 6 toneladas; o simples tem limite em 10 toneladas; o conjunto de eixo duplo deve ficar nas 17 toneladas; e o eixo triplo 25,5 toneladas.

Leia mais no site do G1.

O excesso de carga por eixo é o grande vilão do desgaste dos pavimentos na malha rodoviária nacional.

O excesso tem que ser combatido tenazmente porque significará um aumento do tempo de vida útil do pavimento entre 4 a 6 anos.

Além do mais, ele é um dos fatores causais de acidentes de caminhões, devido ao menor controle que os motorista têm sobre o veículo. 

*** 

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo