A MP 427/08 que originou Projeto de Lei de Conversão (PLV), no que se refere à extensão da Ferroeste, atendeu a uma reivindicação Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) formado pelos governadores Roberto Requião (PR), André Puccinelli (MS), Luiz Henrique da Silveira (SC) e Ieda Crusius (RS) com objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, em função da concentração do crescimento no centro do país.
A Frente Parlamentar em Defesa da Ferroeste, integrada por deputados estaduais e federais dos três estados, também foi outra força política consolidada em defesa da extensão da ferrovia nos trechos Cascavel-Maracaju, Guarapuava- Paranaguá e Sudoeste do Paraná em direção ao Oeste de Santa Catarina.
A Ferroeste é a única operadora ferroviária pública, com infra-estrutura estatal disponível no Brasil, ressaltou o presidente empresa, Samuel Gomes. Segundo ele, a extensão da Ferroeste ao Mato Grosso do Sul e à Santa Catarina tem que ser vista como uma estratégia nacional de desenvolvimento.
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Deixe um comentário