O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – DNIT autorizou a Universidade Federal do Paraná a elaborar o projeto executivo e o Relatório de Controle Ambiental das obras de derrocamento do canal de navegação de Guaíra, no Paraná.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26/05). O objetivo da obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, é melhorar a navegação na hidrovia Paraná-Tietê, facilitando o transporte de cargas originárias do Paraguai e oeste do Paraná até São Paulo ou até os portos, para exportação.

A expectativa é que as obras sejam iniciadas no próximo ano. Uma obra de derrocamento consiste na quebra de pedras situadas no fundo do rio, a fim de aumentar a capacidade de transporte na hidrovia.

O calado – profundidade de água necessária para a embarcação flutuar – da hidrovia Paraná-Tietê na região do município de Guaíra é de dois metros. Com as obras de derrocamento, deve passar para 2,8 metros, o que permitirá o aumento na capacidade de transporte das atuais 300.000 toneladas/ano para 6.000.000 toneladas/ano.

A principal carga transportada pela hidrovia Paraná-Tietê é de grãos (trigo e soja). Ela sai dos portos Hernandárya, no Paraguai, e Santa Helena, no Brasil, passa pelo lago de Itaipu, Guaíra, Porto Primavera, Jupiá e entra na foz do rio Tietê, de onde navega até a cidade de Pederneiras, em São Paulo. Deste município, segue por ferrovia para o próprio estado de São Paulo ou para exportação, via porto de Santos.

O ponto crítico da hidrovia está localizado no município de Guaíra, onde os barcos chegam a ficar parados até duas semanas quando há baixa do nível de água.

Fonte: Site do DNIT

O aumento na capacidade de transporte das atuais 300.000 toneladas/ano para 6.000.000 toneladas/ano e o início das obras no próximo ano são os dois destaques dessa matéria.

Com esse aumento de capacidade, a partir de 2010, teremos uma grande contribuição para um novo quadro na matriz de transporte de cargas no Brasil.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo