A taxa de desemprego brasileira recuou em março, para 8,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março de 2007, a taxa havia ficado em 10,1%.

Na comparação com o mês anterior (8,7%), houve estabilidade no indicador.

(Clique na imagem para ampliá-la e ver com mais detalhe)

Leia mais no G1

A redução do desemprego certamente levará ao aumento do consumo, da produção e, consequentemente, da movimentação de cargas.

Como já vimos dizendo há algum tempo é preciso acelerar os investimentos previstos no PAC. Isso será possível com a garantia de pagamento logo após a liquidação da fatura de medição dos serviços e obras de infra-estrutura. É possível também com o aumento de recursos disponíveis para financiamento no BNDES,

Por outro lado, os embarcadores e transportadores têm que aumentar a eficiência das cadeias logísticas, na parte que lhes cabe.

Especialmente, na construção de novos silos e armazéns, para garantir o fluxo adequado das cargas. Para isso existe o Moderinfra do BNDES que está sendo insuficientemente demandado pelas empresas.

Um outro ponto importante diz respeito aos prefeitos e governadores de estados. As regiões metropolitanas e as médias e grandes cidades ainda não estão permitindo um fluxo eficiente das mercadorias, gerando perdas para embarcadores e transportadores.

O maior exemplo disso é a Prefeitura de São Paulo que quer restringir o fluxo de caminhões na cidade, ao invés de fazê-lo com os automóveis – os grandes vilões do apagão diário no trânsito da cidade.

Os automóveis não trazem vantagens para a coletividade e esses usuários não pagam o preço que deveriam para garantir o seu conforto e comodidade, em detrimento do desconforto dos usuários dos transportes coletivos, que têm que permanecer horas em pé e espremidos nos lotados ônibus de SP.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo