
A Santos Brasil Participações venceu a licitação de arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Imbituba, em Santa Catarina.
O contrato com vigência de 25 anos, renovável por igual período, prevê investimentos de R$ 282 milhões.
A área arrendada para a implantação e operação do terminal permite movimentar 480.000 TEUs/ano.
O Porto de Imbituba localiza-se estrategicamente a meio caminho entre os principais pólos industriais do Sul do Brasil (Curitiba e Porto Alegre), e encontra-se conectado aos principais eixos rodoviários regionais.
A proximidade dos demais países do Mercosul é outro forte fator de atração. Seu calado oficial é de 9,63 metros, mas já estão previstas obras de dragagem de aprofundamento.
Como vimos repetindo, essa é a maneira de ampliar a capacidade dos portos brasileiros, respeitando o atual marco regulatório: com licitação pública.
A presença da maior operadora de contêineres da América do Sul em Santa Catarina – a Santos Brasil – vai possibilitar uma nova realidade para o desenvolvimento daquele estado e do norte do Rio Grande do Sul.
Santa Catarina aumentará o seu poder de fogo na área portuária pois já conta com o segundo maior porto em movimentação de contêineres – Itajaí -, e com o porto de São Francisco do Sul.
Sem contar com os terminais privados, que movimentam carga própria como Navegantes e Itapoá (em implantação).
Clique no mapa para ver a localização do porto de Imbituba, demarcada com um retângulo vermelho.
***
Deixe um comentário