Começam nesta sexta-feira as obras de duplicação dos 203 metros de extensão da Rua Silva, no trecho entre a Avenida Marcos Konder e a Rua Cônego Thomas Fontes. A obra é parte integrante do projeto de ampliação da área portuária.
Na primeira etapa, seis postes serão remanejados para construção da nova pista. Além da nova pista, o local receberá projeto paisagístico, com ciclovia e arborização.
A duplicação é necessária para comportar o funcionamento da chamada área C, espaço com mais de 28 mil metros quadrados para movimentação de contêineres que começa a operar ainda em 2008.
A implantação da área C é realizada através do Teconvi, empresa arrendatária de parte das operações no Porto Municipal de Itajaí.
A duplicação da Rua Silva deve ser concluída em 45 dias. A obra está orçada em R$ 500 mil.
Fonte: Site do Porto de Itajaí
O Porto de Itajaí, administrado pela Prefeitura de Itajaí, é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de contêineres, só perdendo para Santos.
Essa obra é fundamental para ampliar a retro-área portuária e viabilizar maior capacidade para movimentação de contêineres.
Essa é a solução adequada para ampliar a capacidade e eficiência dos portos brasileiros. Ampliando os portos públicos, que prestam serviços a terceiros.
A construção de portos privativos para prestar serviço de movimentação de cargas de terceiros, competindo com os portos públicos é danosa ao país.
Agride o atual marco regulatório, provoca uma competição assimétrica – com grande desvantagem para os operadores privados nos portos públicos – e não tem obrigação alguma de prestar serviço para os pequenos e médios produtores.
***
Deixe um comentário