Hoje, 4 de março de 2008, fazem 34 ano que foi inaugurada a polêmica – e uma das maiores obras da engenharia brasileira – Ponte Rio-Niterói. Essa obra foi realizada no período da ditadura militar, e a inauguração se deu no ano de 1974.

Uma das polêmicas era: vale a pena gastar tanto dinheiro em uma obra que beneficiará apenas um estado da federação?

A outra: a melhor solução, com melhor relação benefício/custo, é ponte ou túnel?

A obra da Ponte Rio-Niterói foi meu primeiro emprego como engenheiro. Eu e mais alguns companheiros fazíamos topografia de precisão nas obras no mar. Uma das nossas responsabilidades era colocar as ilhas flutuantes na posição certa para cravar e concretar os tubulões dos pilares.

Os equipamentos topográficos utilizados foram o teodolito Wild T2 e o distanciômetro DI-10, também da Wild. O pessoal do Serviço Geográfico do Exército fazia a verificação do nosso trabalho, utilizando telurômetros.

Naquela época, não havia essas calculadoras à bateria, que custam poucos reais e calculam seno e cosseno com facilidade. Tínhamos que utilizar a Caderneta de Campo do Lélis Espartel e a máquina Facit manual. Isso porque os ângulos (azimutes) iam até o centésimo de segundo e a Caderneta do Lélis ia somente até o segundo.

Nosso escritório era uma velha embarcação, chamada Gragoatá, que ficava ancorada no meio da Baía da Guanabar, próxima a obra. As equipes de topografia, com atuação no mar, se deslocavam em velhos barcos de pesca, com motor diesel, alugados permanentemente para esse fim.

Talvez não tenha sido a melhor solução para o país, mas para todos que nelam trabalharam, especialmente no mar, foi um grande aprendizado, que serve como referência até hoje.

Clique aqui para ver matéria sobre a inauguração da ponte, no site do Globo.com. A matéria foi apresentada há onze anos atrás.

Leia também informações interessantes no site da Ponte S.A., concessionária que opera a dita cuja.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Uma resposta a “Há 34 anos atrás, era inaugurada a Ponte Rio-Niterói”

  1. Avatar de Meira da Rocha

    Ah, a velha Facitinha! Ainda se encontram algumas em oficinas de mecanografia, cada vez mais raras…

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo