A empresa norte-americana General Electric anunciou nesta quinta-feira (31), em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão de aumentar a fábrica de locomotivas em Contagem, Minas Gerais.

Segundo o vice-chairman da GE, John Rice, a fábrica produzirá trens de carga com a melhor tecnologia disponível no mercado. A idéia é fechar 2008 com a fabricação de 30 locomotivas.

De acordo com o presidente da divisão da GE Transportation na América Latina, Rafael Santana, dois terços dessa produção deverá ficar no Brasil. O resto será exportado. Hoje, os principais mercados compradores da GE são a África do Sul, Colômbia e Jordânia.

A expectativa dos executivos é aumentar os mercados e transformar o Brasil num pólo de produção de trens. O vice-chairman evitou falar qual o montante do investimento na fábrica de Contagem. Disse apenas que parte dos US$ 100 milhões investidores por ano na produção global virá ao Brasil.

A previsão de Rice é que esse mercado de transportes de carga tenha um crescimento anual de 20% a 50%. Os investimentos globais da GE, segundo ele, tendem a acompanhar esses percentuais.

Fonte: G1

Na imagem, a locomotiva de carga U-23, da GE

Isso mostra a confiança que uma das maiores empresas do mundo tem na consolidação da economia brasileira.

Mostra, também, que o modal ferroviário vai ganhando cada vez mais espaço na matriz de transporte de cargas.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Uma resposta a “"GE anuncia extensão de fábrica de trem no Brasil" é a boa nova de hoje”

  1. Avatar de Sergio Telles

    Valente, o governo anunciou um projeto de integração da malha brasileira em bitola larga, com quase 5 mil km de novos trechos.Alguns deles são velhos conhecidos, como a Norte-Sul (indo até a divisa de SP) e a ferrovia Oeste-Leste da Bahia.Queria saber se vc arruma o mapa com todos esses trechos previstos e faz um post sobre esse assunto, estou bastante animado pq um dos grandes problemas da nossa logística é a falta de alternativas, e esse plano botaria portos por toda a costa acessíveis de qualquer parte do país.Abraços e bom carnaval!

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo