A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo passou de 14,2% em novembro para 13,5% da População Economicamente Ativa (PEA) em dezembro do ano passado. É a menor taxa, para o mês de dezembro, desde 1996, quando estava em 14,2%. Em dezembro de 1995, a taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo foi de 13,2%, a mais baixa de toda a série.
As informações constam da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgada esta manhã. O levantamento mostra que a taxa média de desemprego total diminuiu pelo quarto ano consecutivo e passou de 15,8% em 2006 para 14,8% no ano passado, o menor nível desde 1996.
Esse é um forte sinal de que a economia brasileira está sólida.
Juntamente com outros sinais como recorde de investimentos estrangeiro na produção, recorde de investimentos em bens de capital e planos de investimentos elevados para os próximos dez anos, como a perspectiva na área siderúrgica (R$ 50 bilhões).
Como já falamos em outras ocasiões, o Ministério dos Transportes precisará fazer uma rodada de revisão do Plano Nacional de Logística e Transportes, estudando os eventuais aumentos nos fluxos de cargas e passageiros, visando detectar a tempo a necessidade de antecipação de alguns investimentos, nos diversos modais.
***
Deixe um comentário