O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB-PR) fez uma viagem pelo Paraná, passou por três pedágios e não pagou nenhum. Romanelli, que considera abusivo o valor dos pedágios, ainda “ensina” como cometer a infração.
No domingo, ele dirigiu 350 quilômetros – de Cornélio Procópio até Curitiba – e passou por três praças de pedágio, mas não pagou a tarifa em nenhuma delas.
“Furar pedágio é simples. É só você, na verdade, chegar muito próximo do veículo da frente. Quando chega na cabine de pedágio, você arranca junto com o veículo da frente. A cancela tem um sensor eletrônico que vai impedir que a cancela baixe, e você passa com o veículo da frente sem nenhum problema”, disse o parlamentar.
Leia mais no G1
Penso que existem outras coisas simples de fazer, como essa.
Em geral, todo cidadão acha um absurdo pagar impostos e taxas, assim como o deputado acha absurdo pagar o valor cobrado nos pedágios do PR.
Nessa linha, poderia haver um movimento dos cidadãos e cidadãs no sentido de não pagar impostos como IPTU, IPVA, entre outros, e com isso inviabilizar governos locais.
Seguramente, essa não é a melhor maneira de discutir os valores dos pedágios no Paraná. Por exemplo, medidas no âmbito do Judiciário já foram encaminhadas?
No Paraná, há o Fórum Popular Contra o Pedágio, que atua no sentido de mobilizar a população em relação a esse tema. Clique aqui e veja.
Parece bem mais adequada essa forma de luta do que a do deputado, embora nós defendamos programas de concessão de rodovias, como o que foi licitado recentemente pelo governo federal, como forma de economizar recursos orçamentários para utilização no restante da malha rodoviária e em outros modais, como o ferroviário e o aquaviário.
***
Deixe um comentário