A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou nesta quarta (23) que o Trem de Guarulhos e o Expresso Aeroporto estão mantidos, mesmo sem a terceira pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A licitação para a escolha da empresa que fará a obra será feita entre os meses de abril e maio, e a assinatura do contrato no segundo semestre.
Na próxima semana, representantes da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) e da Secretaria de Transportes Metropolitanos se reúnem para eventual revisão da demanda, mas a expectativa é de que nada mude no projeto, pois a construção do Terminal 3 irá aumentar a capacidade do aeroporto de 17 milhões para 29 milhões de passageiros/ano, como já estava previsto.
O Expresso Aeroporto ligará os terminais 1, 2 e 3 à capital. O Trem de Guarulhos partirá do Parque Cecap e trafegará pela linha G da CPTM. A infra-estrutura dos serviços custará R$ 1,6 bilhão, parte custeada pela Infraero.
Clique na imagem para ampliar e ver os detalhes
Fonte: Revista Ferroviária
Nos parece correta a posição da CPTM pois, com ou sem terceira pista de Cumbica, essa infra-estrutura é necessária para um futuro projeto de desativação do aeroporto de Congonhas, como defendemos, bem como para retirar automóveis de circulação em São Paulo e adjacências.
Felizmente, estamos vendo a retomada vigorosa do modal ferroviário, abandonado à sua própria sorte e depois entregue para operação privada, na década de 90.
***
Deixe um comentário