Os analistas estão otimistas quanto ao desempenho das ações de empresas do setor de rodovias em 2008. A corretora do Banco Real está recomendando a seus clientes os papéis ordinários da CCR, que às 12h44 eram cotados a 27,60 reais, em queda de 0,36% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Já a Ágora prefere indicar a compra das ações da OHL Brasil, que arrematou cinco dos sete lotes que foram a leilão na primeira fase do Programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo. Às 12h44, as ações da companhia eram negociadas a 21,79 reais, com desvalorização de 0,72%.
Além da bem sucedida licitação do governo federal, ainda este ano teremos de parte da malha paulista sendo concedida.
Entretanto, a concessão será muito melhor para os usuários quando se pagar pelo uso da via. Ou seja, o valor pago será proporcional à distância percorrida na via.
Para isso, há que garantir a implementação de equipamentos que monitorem a entrada e saída de veículos, a cada xis quilômetros, desde que os mesmos tenham “tags” e possam carregá-los previamente, como no caso dos celulares pré-pagos. Cada usuário compraria a quantidade de crédito suficiente para suas viagens.
Com isso, todos pagariam e todos pagariam muito menos…
Deixe um comentário