A Transnational assinou contrato com a empresa sul-africana Tubular Track para representar e fabricar um sistema de fixação direta para a via permanente, que dispensa a utilização de lastro e é construída diretamente na infra-estrutura (imagem ao lado).

Duas vigas de concreto estrutural, unidas por anéis e barras de aço galvanizado, são lançadas longitudinalmente na via, sobre as quais os trilhos são instalados e fixados.

O principal benefício do sistema é a garantia de uma geometria fixa da via por tempo indeterminado, além de ser mais vantajoso que o método tradicional por ter menor custo e maior rapidez na instalação, que pode chegar a 4 mil metros por dia.

“Nas centenas de quilômetros instalados na África do Sul, há mais de sete anos, até agora não foi necessária nenhuma intervenção de manutenção corretiva tanto na via como nos AMV’s, afirma o engenheiro Edson Ghiro, diretor da empresa e responsável pelo desenvolvimento do sistema no Brasil.

Fonte: Revista Ferroviária

Cada vez mais, as ferrovias terão papel importante na movimentação de cargas e de passageiros.

Os custos de implantação e de manutenção da via permanente ainda são elevados.

A busca por soluções que reduzam esses custos ajudam a viabilizar a utilização desse modal que, no Brasil, foi relegado a segundo plano, desde meados da década de 60.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo