Duas matérias contraditórias, publicadas no site da Agência Brasil, mostram que o Ministério do Turismo, na voz da sua ministra Marta Suplicy, precisa vir a público e apresentar a sua versão, sobre o tema crescimento do turismo e respectivos fatores impactantes.

A primeira matéria é Estudo indica aumento do faturamento das empresas de turismo.

Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceira com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), demonstra que apesar da crise da aviação comercial brasileira as empresas ligadas ao turismo estão faturando mais do que em 2006. A 16ª edição do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo indica que o faturamento do setor turístico cresceu 10,2% no terceiro trimestre (julho a setembro) de 2007, se comparado com o mesmo período de 2006.

Lá tem frases comoO turismo está crescendo mais que o dobro da economia brasileira”, “O setor vive um momento extremamente saudável. E o mais importante é que este é o ponto-de-vista do empresariado”, “De acordo com Lopes, o ramo que mais se destacou foi o setor aéreo, que acusa a possibilidade de um crescimento anual acima de 20%

***
Agora vejam a segunda matéria, publicada poucos minutos depois, cujo título éCrise do setor aéreo afetou resultados das empresas de turismo, diz diretor da Embratur.

O diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), José Francisco de Salles Lopes, admite que se não fosse pela crise da aviação comercial brasileira, o setor turístico poderia crescer até o dobro do registrado pela 16ª edição do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Embratur.

Em seguida, o mesmo diretor da Embratur, através do registro dos jornalistas, dizHoje, temos um crescimento do número de usuários transportados em torno de 8%. Com certeza, ele chegaria a 15%. E isso falando apenas em termos de usuários domésticos [brasileiros]”.

No parágrafo que segue, para complicar mais um pouco, o repórter registra a seguinte fala do mesmo diretor da Embratur:
O diretor da Embratur minimiza os transtornos para o setor turístico causados por atrasos e cancelamentos de vôos, e da percepção de insegurança após os acidentes com aviões da Gol e da TAM, e diz que “é preciso desmitificar” a chamada crise do setor aéreo, que, segundo avalia, foi um reflexo da incapacidade das empresas aéreas de atender a demanda represada. “Se houvesse mais aviões, mais brasileiros estariam viajando”, disse Lopes.

***

As perguntas que precisam ser respondidas pelo Ministério do Turismo:

1. Em que estudo sério se baseia o senhor Lopes, Diretor da Embratur, para afirmar que “se houvesse mais aviões, mais brasileiros estariam viajando”? Ele sabe que a capacidade ociosa das aeronaves, em voos domésticos ainda é razoável, embora menor do que em voos internacionais?

2. Em que estudo sério se baseia o senho Lopes, para afirmar que o que quer que tenha ocorrido nos últimos 24 meses no setor aéreo tenha afetado negativamente o turismo, mais do que outros fatores (ex.: prioridade da classe média para trocar de carro ou para adquirir imóvel ou ainda para reformar sua casa, em vez de viajar, entre outras)?

3. Em que estudo sério se baseia o senhor Lopes, para afirmar que se não fosse pela crise da aviação comercial brasileira, o setor turístico poderia crescer até o dobro do registrado?

4. Qual o impacto do câmbio – com a desvalorização do
Dólar frente ao Real – no crescimento da indústria brasileira do turismo?

5. O que o Ministério do Turismo entende como crise aérea? Como explicar que houve ou há crise aérea, com os seguintes números da Infraero, relativos ao período janeiro-outubro de cada ano, entre 2004 e 2007?

Período Aeronaves (%) Passageiros (%)
10_2007/10_2006 + 5,95 + 6,82
10_2007/10_2005 + 11,14 + 14,81
10_2007/10_2004 + 12,98 + 34,38

Como dissemos, no início do post, a Ministra do Turismo precisa apresentar a sua leitura da realidade, que será a leitura oficial do Ministério e do governo.

Enquanto não fizer isso, corremos o risco de ter apenas versões contraditórias e baseadas no “achômetro” dos bem-intencionados dirigentes da Embratur e do próprio ministério …

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in , ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo