O Convênio assinado entre o DNIT e o Governo do Distrito Federal para as obras de duplicação da BR-020 (clique na imagem para ampliar) entrou em vigor na sexta-feira (07/12). Serão executadas obras de ampliação da capacidade em 43 quilômetros da rodovia.
Além da duplicação, o empreendimento prevê a construção de passarelas e obras complementares ao longo da rodovia. Os serviços serão executados em dois segmentos: o primeiro, do Balão do Colorado (km 0) a Sobradinho (km 9), onde haverá serviços de restauração da pista existente e serão construídas vias marginais para melhorar o acesso aos condomínios. Além disso, serão construídos três viadutos.
No segundo segmento, entre Planaltina (km 23) e a divisa com o Estado de Goiás (km 57), a pista será duplicada, e um outro viaduto será construído no entroncamento com a DF-100, próximo a Formosa. O fluxo de tráfego neste trecho é de 15 mil veículos por dia.
O convênio prevê ainda a atualização da sinalização horizontal e vertical em todo o trecho. O empreendimento tem um valor total de R$ 73,8 milhões, dos quais R$ 66,4 milhões serão investidos pelo Governo Federal, por meio do DNIT. O restante dos recursos será aplicado pelo Governo do Distrito Federal, que será o executor da obra, e o prazo para término das obras é dezembro de 2010.
Fonte: site do DNIT
Quem mora no Distrito Federal sabe o quanto essa via é importante, para a cidade de Brasília e demais localidades como Sobradinho, Formosa e Planaltina.
Com elevado volume de tráfego – de longa, média e curta distância -, essa via já tem um grande trecho em pista dupla. Além disso, ainda há muito conflito de tráfego, demandando viadutos e passarelas de pedestres.
Lembrar que o Distrito Federal, além de ter o maior índice PIB/habitante, tem também o maior índice de veículos automotores/habitante.
Enquanto o transporte coletivo não melhorar – o que é promessa do atual governador – teremos muito automóvel e motos em circulação, exigindo mais espaços próprios.
***
Deixe um comentário