O presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Tufi Daher Filho, disse ontem que vai entregar o projeto executivo do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina no dia 28 de fevereiro de 2008. A informação foi dada numa reunião que ocorreu no ministério da Casa Civil, em Brasília, e que contou com a participação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Ceará, Cid Gomes (PSB), e do Piauí, Wellington Dias (PT). É a primeira vez que a CFN estabelece uma data de entrega para o projeto.
Na reunião também ficou acertado que os representantes estaduais do grupo de trabalho farão uma reunião, na próxima semana, com os diretores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para discutir o que pode ser feito para agilizar a licença ambiental dos trechos da ferrovia. Também deverá participar da discussão os representantes das agências estaduais do meio ambiente dos três Estados.
O resultado da discussão será apresentado à ministra Dilma Rousseff numa videoconferência que terá a participação dos três governadores na próxima quarta-feira. A ministra já chegou até a ameaçar a CFN com a cassação da concessão para explorar a malha ferroviária do Nordeste, caso as obras da Ferrovia Transnordestina não sejam aceleradas. Além de Dilma, participou da reunião o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Desde 1998, a CFN explora a antiga Malha Nordeste, que vai de Propriá, em Sergipe, até a cidade de São Luís, capital do Maranhão.
Leia mais no site Revista Ferroviária
O sucesso dessa primeira PPP do governo federal é vital para as próximas. Se o empreendedor “roer a corda”, como ficará o governo em relação às PPP futuras?
Este empreendimento receberá 75% de recursos públicos e 25% de recursos privados. A Nova Transnordestina é estratégica para o atual governo, que está determinado a dar todas as condições para que o Nordeste se desenvolva com taxas de crescimento econômico chinesas e de desenvolvimento humano islandesas.
A ministra Dilma apertou a CFN e parece que eles resolveram tocar o empreendimento.
Vamos continuar avaliando a situação, nos próximos três meses, que são críticos para a decolagem do mesmo.
***
Deixe um comentário