
Quem gosta de passear de bondinho terá uma grata surpresa neste sábado (24), quando a Secretaria de Transportes apresentará o primeiro bonde de Santa Teresa totalmente restaurado. Por ser tombado pelo Instituto estadual do Patrimônio Cultural, a T’TRANS, empresa responsável pela restauração, manteve as características originais do bondinho, com uma carroceria que lembra o Rio antigo.
Na reforma, o bondinho ganhou um motor mais potente e passará a consumir 40% menos energia. O veículo tem também suspensão nova e um moderno sistema de freio a disco, que tornarão as viagens mais seguras e confortáveis.
Leia mais no G1
Confesso que sou um dinossauro. Quando criança, viajei muito de bonde. Morava em Olaria e estudava no Rivadávia Correia, ao lado do antigo Ministério da Guerra.
Por volta de 1965, o governador de então resolveu extinguir o bonde, porque ele “atrapalhava o trânsito de automóveis (poucos ainda, mas crescendo) e ônibus”.
Os bondes foram extintos, sobrou o bonde de Santa Teresa, que foi inaugurado em 1896. Há 111 anos, portanto.
Já se tentou acabar com esse bonde (mesmo motivo: atrapalha os automóveis e ônibus). Entretanto, eles foram tombados e ninguém acabará com eles.
Nos próximos vinte dias, o bondinho circulará apenas para testes. O objetivo é garantir a segurança dos passageiros nas próximas viagens. Outros sete bondinhos também estão sendo restaurados, em Três Rios, na Região Centro Sul Fluminense.
***
Deixe um comentário