O ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, participa hoje (21), no Rio, da abertura da 1ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O evento vai reunir no Hotel Sofitel, em Copacabana, a partir das 8h30, autoridades, estudiosos e profissionais de logística brasileiros e alemães.
A conferência vai promover a troca de experiências entre os dois países. A Alemanha é considerada o centro global de competência em logística e líder mundial de exportações no setor.
Fonte: Agência Brasil
A 1ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha, que coincide com a Homenagem ao Aniversário dos 180 anos do Tratado Marítimo entre o Brasil e as cidades hanseáticas de Hamburgo, Bremen e Lübeck, abordará aspectos de transporte marítimo, rodoviário, ferroviário e aéreo com o objetivo de estreitar laços e estabelecer futuras parcerias entre estas duas grandes nações.
Os alemães já têm uma presença significativa no Brasil, com as suas indústrias operando com sucesso e há muitos anos.
Na área portuária, nossos operadores não ficam nada a dever aos alemães. É apenas uma questão de escala, já que os equipamentos e os procedimentos são de ponta, nos principais portos brasileiros, mas a escala ainda é baixa.
Vamos ver o que eles têm a oferecer para ajudar o crescimento do país. Um dos itens importantes para nós é o aumento da importação do nosso etanol para o “mar de veículos” que circulam intensamente naquele país.
Quando lá estive, num evento de intercâmbio desse tipo, eles se mostraram interessados nas concessões rodoviárias. Não aconteceu nessa última licitação do governo federal. Vamos ver se, na próxima, eles vencem os espanhóis, oferecendo tarifas ainda menores.
***
Deixe um comentário